Resíduos sólidos são todos os materiais descartados que chegaram ao fim de sua vida útil. Esses resíduos são produzidos por residências, estabelecimentos comerciais, industriais, hospitalares e instalações físicas em geral. A classificação dos resíduos no Brasil é normatizada pela NBR 10.004/2004, que caracteriza todos os tipos de resíduos como perigosos ou não perigosos, e cada tipo de resíduo deve ser destinado conforme sua classificação dentro das normas técnicas e legislações aplicáveis. Contudo, é importante estar atento que a destinação ambientalmente adequada de resíduos é intimamente relacionada à sua classificação, ou seja, antes de destinar o resíduo para um local de processamento é necessário primeiro classificar esse resíduo.
O Estudo de Classificação de Resíduos envolve a identificação do processo ou atividade de origem, dos constituintes e características desses resíduos, e a comparação destes constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido.
Já o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico que identifica o tipo e a quantidade de cada tipo de resíduo gerado em uma empresa.
Por meio dele são indicadas as formas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final do resíduo gerado. Isso quer dizer que através do PGRS as empresas demonstram que realizam o gerenciamento adequado. Além disso, o PGRS pode ser uma condição para emissão de alvarás das atividades e integra o licenciamento ambiental de atividades potencialmente poluidoras.
Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar. Peça seu orçamento agora mesmo.